ORCHIDACEAE

Bifrenaria tyrianthina (Lodd.) Rchb.f.

Como citar:

Danielli Cristina Kutschenko; Tainan Messina. 2012. Bifrenaria tyrianthina (ORCHIDACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

179.255,754 Km2

AOO:

44,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

​A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo nos esatdos da Bahia, Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo (Barros et al., 2012). Foi registrada em altitude que variam entre 100 e 1300 m (Koehler ; Amaral, 2004).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

?<i>Bifrenaria tyrianthia </i>é uma espécie rupícola ocorrente em ambientesde Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo a 100 e 1300 m de altitude. Possui uma extensão de ocorrênciade 151.289km². A espécie ocorre em Áreas Protegidas, habita diferentestipos vegetacionais e apresenta uma distribuição ampla. Desta forma, <i>Bifrenaria tyrianthia</i> é uma espécie Menos preocupante (LC). Entretanto, recomenda-se ummaior esforço de coleta, estudos populacionais e de extração.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita originalmente na obra Xenia Orchid. 1: 61. 1854. (Fig. 12A-G), a espécie pode ser diferenciada de B. harrisoniae e B. inodora pelo viscídio arredondado e pela orientação paralela dos labelos em relação a coluna (Koehler; Amaral, 2004).Para Castro Neto; Campacci (2000), B. tyrianthina é a espécie que possui a maior flor dentre os membros do gênero Bifrenaria; e segundo Toscano-de-Brito; Cribb (2005), apresenta grande variação morfológica no que se refere ao tamanho dos pseudobulbos, das folhas, da inflorescência e dos segmentos florais. Blumenschein; Flechtmann (1961) reportaram números cromossômicos 2n= 38 e 4n= 76.

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Campo rupestres e vegetações abertas (Koehler ; Amaral, 2004). Bifrenaria tyrianthina ocorre especialmente nos campos rupestres das parcelas mineira e baiana da Cadeia do Espinhaço (Guimarães, 2010).
Habitats: 4.7 Subtropical/Tropical High Altitude
Detalhes: Planta herbácea, é a única representante do gênero de habito exclusivamente rupícola, ocorre em Campos rupestres e vegetações abertas (Koehler; Amaral, 2004) especialmente nos campos rupestres das parcelas mineira e baiana da Cadeia do Espinhaço (Guimarães, 2010).A grande maioria das espécies da família Orchidaceae são perenes e hermafroditas (Barros, com. pess.).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
​A espécie foi considerada Em Perigo (EN) em avaliação de risco de extinção empreendida para o estado do Espirito Santo (Simonelli ; Fraga, 2007) e Vulnerável (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida para a flora do estado de São Paulo (SMA-SP, 2004).